quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prometheus

O roteiro conta a história de um time de exploradores que, ao descobrirem evidências de que toda a vida no planeta Terra foi criada a partir de um ser alienígena, partem rumo a um desconhecido planeta que parece ser o lar dos nossos criadores, intitulados de Engenheiros. Seguindo esta premissa, os roteiristas tentam criar um híbrido entre Alien, O Oitavo Passageiro (Alien, 1979) e Aliens – O Resgate (Aliens, 1986). Mesmo sendo grande fã dos trabalhos e do talento de Ridley Scott não havia tido a oportunidade de assistir "Allien - O 8º passageiro", sempre que passava era de madrugada e eu acabava não aguentando ver, quando soube que Prometheus ia ser lançado corri para assistir Allien, algo interessante me aconteceu e engraçado que acredito que com muitas pessoas tenha acontecido isso também(mesmo que seja apenas eu me iludindo que eu não tenha sido a única), não gostei do filme, achei chato, longo, demorado e muito pouco atrativo. Sei que muitos não vão concorda e até chamarão de blasfêmia eu falar mal de um clássico mas me desculpem sou sincera não curti. Entretanto achei que ia detestar o "Prometheus" e algo interessante novamente aconteceu: Amei o filme. Depois de trinta anos é notável( pelo menos pra eu)a evolução criativa de Ridley, me passou a imagem de estar mais ousado, mais intenso mais dinâmico. Mesmo sem ter esse propósito ( ou de repente ate tendo), mais uma vez atiça a polêmica ( e acho que eterna) batalha entre Religião X Ciência enquanto várias pessoas acreditam que nossa origem vem de uma força maior e sagrada (Deus), Prometheus tenta explica de uma forma intensa a origem pelo lado cientifico. Temos agora como protagonistas a cientista Elizabeth Shaw (Noomi Rapace que eu estava ansiosa demais para ver apos o estrondoso sucesso da trilogia " Os Homens que não amavam as mulheres") e a executiva Meredith Vickers (Charlize Theron que ate em um papel um tanto chatinho consegue ser impecável). A primeira acredita que a humanidade veio de alienígenas e quer conhecê-los, já Meredith busca resultados mais práticos na viagem que a empresa dela, a Weyland, financia com base nos estudos de Elizabeth. Arrisco dizer que o filme foi quase perfeito, excelente escolha de atores, texto muito bem escrito, quase ( eu disse quase) nenhuma referência ao clássico de 79 ( sim agradeço por isso), a construção do suspense foi maravilhosa, inteiramente impactante. Indico Prometheus como uma diversão garantida, história envolvente e um Ridley scott mais magnifico do que já era. Não só de acertos se vive um filme por isso mesmo disse que é quase perfeito, não sei dizer se algumas perguntas em aberto ficou propositalmente a espera de uma possível continuação, se foi uma falha ou mesmo se a ideia era deixar as dúvidas em aberto nas nossas cabeças, tais como: O que houve exatamente com a cabeça encontrada por Elizabeth? Sim, fica claro, a partir de certo ponto, que Scott está apenas preparando terreno para uma hipotética continuação o que eu não considero algo muito inteligente, uma vez que você não tem certeza do tamanho da bilheteria de seu primeiro filme como pode se atrever a pensar em uma continuação? Acredito que esse seja o principal erro nos filmes e series de hoje em dia, pensão tanto nas continuações que esquecem que para ver o segundo muitas vezes depende de um bom "primeiro filme", seguindo essa linha e mesmo achando um pouco audacioso o plano de nosso diretor, O filme me surpreendeu, me prendeu e acima de tudo me conquistou, palmas a Scott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário