sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Brodér


Macu, que mora com a mãe Sônia (Cássia Kiss) na casa do seu padrasto, Francisco (Aílton Graça). É aniversário de 23 anos de Macu, e dois amigos de infância chegam para a festa: o astro do futebol Jaiminho (Jonathan Haagensen) e o pai de família Pibe (Silvio Guindane). A amizade de ambos é a mesma, porém cada um segue sua vida nova, jaiminho aguardo a convocação para seleção enquanto Pibi é casado e tem um filho,já Macu é o único que ainda mora na periferia e é seduzido pela vida do crime.
o filme do roteirista e diretor Jeferson De, sua estreia em longas-metragens depois de uma premiada carreira nos curtas chega as telas "Brodér"" na verdade, o filme se passa na periferia de São Paulo mas precisamente no Capão Redondo zona sul. Pensei que seria mais um ""Favela Movies"" ( filmes que falam únicamente do dia a dia ou da violência nas favelas) porém rachei literalmente a cara, o foco principal do filme é a amizade que unem os amigos e o caminho que cada um tomou, claro que tem algumas histórias que se cruzam como a da irmã de Macu está grávida do amigo dele Jaiminho, ou do Padrasto que não se dá bem com ele, como é visto a volta do antes menino da periferia e agora playboy Jaiminho ao voltar as suas raízes enfim...
No entanto o filme peca um pouco na minha humilde opinião, na linguagem em alguns momentos é tanta gíria ao mesmo tempo e paulista ainda por cima ( nós que somos cariocas não entendemos nada) que você se perde às vezes, talvez tenha sido essa a intenção. O final também eu creio que deixou um pouco a desejar, foi emocionante a parte que Macu se decide entre o crime ou a amizade mas também não foi muito conclusiva afinal: ele morreu?? Vai ver foi essa a intenção dele também....ou não.
Em conjunto o filme é muito interessante, não é nenhum filmaço e não dá vontade de ver novamente mas com certeza é um filme que posteriormente eu vá comentar com os amigos, gostei muito da atuação do Caio Blat, que pra mim é um exelente ator de cinema, eu sei que vão me falar: ué de cinema?? e eu respondo: Sim, acho que no cinema ele solta um outro lado que ainda não conseguiu na televisão, o filme é do Caio literalmente.
Para finalizar, adorei a "obrigatória" trilha sonora de Mano Brown, soou até um pouco irônico mas tudo bem, afinal de contas não é Brodér que se fala e sim Mano bem, isso eu aprendi no filme, então curtam bastante e até breve Mano!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário