segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Serbian Film - Terror sem limites”


A Serbian Film”, Polêmica produção sérvia ,está chamando a atenção por tratar da indústria pornográfica e um dos seus ramos mais comentados, que é o de Snuff Movies. Eu pesquisei sobre esse novo gênero e nossa achei bastante informações, os Snuff são filmes pornôs que introduzem o lado mais negro da alma humana, usando fetiches e crimes como um atrativo a mais para aqueles que gostam de violência gráfica e cenas absurdas( vale estupro, tortura, coisas nojentas, objetos estranhos). A história trata da vida de Milos, um ex ator pornô que tenta levar sua vida com a família bem, até que uma ex colega de filmes o chama para participar de um novo filme para um figurão da indústria que irá sustentar a ele e sua família por um bom tempo em um país como a Sérvia, em que poucos conseguem reconstruir suas vidas após anos de guerra. Foi o filme mais difícil que eu já tive que escrever, não por não ter o que dizer e sim por não saber direito por onde começar. Primeiro pelo fato da polêmica enorme que o filme trazia consigo, de certa forma você meio que acaba absorvendo as críticas feitas sendo um pouco difícil se concentrar apenas na sua opinião, pensando nisso resolvi ver o filme estando "desarmada" de tudo que eu já tinha ouvido, dessa vez eu ia deixar o próprio falar e não é que ele falou até demais?
No começo do filme, logo na primeira cena de sexo( e que cena) eu até pensei: _ ah tá vai ser esse tipo de cenas que vem no filme, tolinha eu né? O filme usa de todas as armas possíveis ( e impossíveis) para chocar, pelo menos foi o que ficou claro para mim, o novo gênero de pornô que Millos (o protagonista)começa a gravar é um tipo violento, onde toda forma de prazer é válida e isso chama atenção dele, já era hora né?
O diretor Sdjan Spasojevic ultrapassa limites, mas sempre dentro do jogo de cena. Embora o filme sugira relações com crianças e necrofilia, fica claro, pela montagem, que tudo é encenação, o que não deixa de ser chocante, em especial o momento final do filme, no qual Millos está fazendo um sexo violento com alguém deitado sendo coberto apenas por um capus vermelho, logo que esse mesmo capuz é retirado eu juro, quase vomitei ao ver que tratava-se de seu próprio filho que devia ter mais ou menos uns cinco anos creio eu. A metáfora do diretor de que a violência mostrada no filme reflete o que o povo sérvio sofreu em tempos de guerra é hiperbólica e estúpida, foi uma tentativa idiota de justificativa.
Queria deixa claro aqui também, que eu não concordo de forma alguma com censura, não podemos concorda com isso, hoje foi A Serbian amanhã serão outros filmes e quanto a isso sempre serei contra. Nós temos o direito de escolher o que queremos ver ou não, esse nosso direito como expectador ninguém pode tirar! O filme não é um lixo completo como algumas pessoas pensam ou falam, pra falar a verdade apesar de chocante e um tanto quanto nojento, o filme tem lá suas honras, tem um final trágico mais que acaba fazendo sentido e fazendo entender o porque desse título.
Resumindo eu não recomendo, pelo menos não para quem é sensível, tem o estomago fraco ou simplesmente não quer ver cenas de covardia e apelativas, agora quem curte um filme violento, diferente e sem pudores podem correr para ver ( ou tentar já que o filme ainda está proibido em alguns lugares) o que eu creio que tenha sido um lado bom dele, pois conseguimos ter uma visão de qual o limite da sociedade, até onde as pessoas suportam cenas fortes, eu devo dizer que o filme testa bem o limite já que nas cenas nem mesmo depois de morto você está seguro!!

Um comentário:

  1. Vivemos em um país que sempre prezou pela democracia (mesmo que pela faxada). Se existe alguém que paga o preço de um ingresso e se revolta com o tipo de apelação a que foi submetida, culpa dela que não leu a sinopse e a classificação antes nhééé! Mas todo filme polêmico gera e atiça ainda mais a nossa curiosidade.Propaganda gratuita, o diretor deve estar adorando!

    ResponderExcluir