domingo, 14 de agosto de 2011

A outra História Americana


Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. Quando dois homens negros tentam roubar seu carro, Derek os mata friamente, sendo condenado à prisão por tamanha brutalidade. Depois de sair da prisão onde sofreu do mesmo preconceito e violência que fomentou, Derek muda de atitude, e tenta se livrar do passado de ódio e racismo. Mas já parece ser tarde demais, pois seu irmão mais novo, Danny (Edward Furlong), segue os seus mesmos passos em direção à intolerância. Agora Derek tem que proteger sua família e, inevitavelmente, pagará pelo seu passado sombrio. Edward Norton brilha no papel de Derek. Seu personagem é um dos mais complicados que um ator pode interpretar, primeiro pelos músculos que precisou criar em pouco tempo, segundo pelo visual a começar pela cabeça raspada e o maior desafio de todos: a personalidade cruel que foi necessário ser criada..na minha opinião a melhor atuação de Norton, chegou a tanto que em 1998 foi indicado ao Oscar como melhor ator. Edward Furlong mostra que também é bom ator, num papel complexo e que sofre diversas tranformações ao longo do filme me chamou atenção pois nunca havia tido um destaque como esse.
O preconceito e o racismo são fortemente criticados em um tom nazista mega interessante, até mesmo para mim que não sou ligada em política percebi as pequenas citações irônicas contra o sistema e o principal:É um verdadeiro tapa na cara dos próprios responsáveis por essa absurda situação: a sociedade.
Chego a dizer que o filme é bem chocante, forte e realista ao extremo de uma forma nunca vista, creio que esse filme fez Norton e Furlong crescerem estando assim prontos para novos pápeis mas jamais haverá um filme com tamanha intensidade, o primeiro filme que eu dei nota 10 ao acabar.

2 comentários: